Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55331
Comparte esta pagina
Título : | A geografia na base nacional comum curricular (bncc): Percursos e perspectivas |
Autor : | PINHEIRO, Isadora LOPES, Claudivan Sanches |
Palabras clave : | base nacional comum curricular; currículo; ensino fundamental; ensino de geografia; Brasil |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | PINHEIRO, Isadora; LOPES, Claudivan Sanches. A geografia na base nacional comum curricular (bncc): Percursos e perspectivas. GEOUERJ. Rio de Janeiro, n.39, pp. 1-23, jul./dez. 2021. |
Resumen : | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Ao ser promulgada, a BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental (EI/EF) se tornou a referência nacional para a constituição dos currículos do país. Objetivo: Considerando a importância deste documento para a educação brasileira e para a Geografia, a presente pesquisa buscou discutir a entrada da Geografia escolar no Brasil, a importância do componente curricular nos currículos escolares e, principalmente, sua presença na BNCC. Dessa forma, buscou-se compreender os possíveis impactos no processo de ensino-aprendizagem da Geografia e as implicações para a formação do professor dessa área do currículo escolar. Métodos: O estudo seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, com especial utilização da análise de conteúdo, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise de leis e documentos - especialmente o texto da BNCC EI/EF. Resultados: A partir da análise do documento, verificou-se que ele trará uma unificação dos conteúdos a nível nacional, entretanto, foram encontrados diversos retrocessos que incluem desde a explicação incompleta dos conceitos geográficos até uma escassa referência ao trabalho de campo da Geografia. Conclusão: Considerando tais elementos, este artigo almeja contribuir para a melhoria do processo formativo e da prática pedagógica dos professores de Geografia, apontando as mudanças e/ou desafios que enfrentarão na promoção da educação geográfica a partir da implantação da BNCC EI/EF. |
Descripción : | Todas as notas de rodapé estão no final do texto |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55331 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PINHEIRO; LOPES. Geografia na base nacional. p. 1-23.pdf Acceso restringido | 212,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.